Páginas

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Fantasia e Caos Online

Projeto: Fantasia e Caos Online
Gênero: MMORPG
Traduções: Português e Inglês
Licença: GNU GPL
Plataforma: PC (em especial sistemas livres)

Imagem meramente ilustrativa.
Fantasia e Caos Online é um projeto de jogo livre e sadio, onde o entretenimento é colocado em primeiro lugar. Mude todo o seu conceito sobre o que é um jogo online e imagine como poderia ser um jogo online de verdade, onde cada jogador pudesse realmente controlar sua história sem se prender em uma trama linear ou precisar adquirir experiência matando sempre os mesmos monstros. Se você concorda que os conceitos de RPG online precisam ser revisados e que os modelos comerciais já não satisfazem, então você deve conhecer melhor a proposta do projeto Fantasia e Caos Online.



1. Motivação

Jogos de RPG são ótimos, e quando podem ser jogados online (MMORPG) são melhores ainda. O contato com os outros jogadores, e a própria experiência de pertencer a um mesmo ambiente construído pelos demais jogadores, é que torna tudo mais interessante. Com outras centenas de jogadores é possível criar parcerias, trocar experiências, ajudar ou ser ajudado, fazer amizades e tantas outras ações. E combinado com a enorme quantidade de itens, armaduras, magias, habilidades e imensidão dos mapas, origina o melhor dos cenários para a liberdade... para jogar como tiver vontade.

Mas então, por trás da fantasia, surge a realidade: nenhum jogo online é realmente livre. Todos são baseados no sistema capitalista e nos sucumbem a querer sempre mais e mais. A diversão acaba nas primeiras semanas de jogo, mas mesmo assim, continuamos a jogar por anos. A magia da descoberta dá lugar à necessidade. A contemplação da beleza dos mapas do jogo dá lugar à trajetórias de custo e benefício. A imersão dá lugar à mecânica pura e sistemática. E o conceito "livre para jogar" entra em contradição. E então nos damos conta de que os jogos que mais jogamos não são livres de verdade, apesar da imensidão dos mundos e das inúmeras possibilidades de como jogar. E tudo aquilo que procurávamos no jogo se perdeu com o passar das atualizações. E então saímos decepcionados com mais um jogo.

Criar um jogo que seja realmente voltado para o entretenimento e nada mais é a grande motivação deste projeto.

2. Fantasia X Caos

Para contemplar os diferentes perfiz de jogadores, o jogo é dividido em dois servidores distintos: Reino da Fantasia e Reino do Caos.

2.1. Reino da Fantasia

O Reino da Fantasia busca, principalmente, explorar o espírito de aventureiro dos jogadores. Ser forte não é nada, se você não completar missões, desafios, enigmas e não aprender a dominar as diversas técnicas de produção de equipamentos e poções. O Reino da Fantasia tem por objetivo contemplar os jogadores que gostam da diversidade de missões, magias, itens, mapas e que se divertem explorando, descobrindo e experimentando de tudo que o jogo tem a oferecer.

A seguir são listadas as principais características que identificam o Reino da Fantasia:

Mapas: Os mapas são vastos, construídos de modo a serem desbloqueados de acordo com os desafios que são superados. Caminhos desbloqueados podem levar à descoberta de novos reinos.

Reinos: Os reinos são governados pela paz e o personagem de um reino pode se beneficiar da ajuda, habilidades e cultura dos habitantes de outros reinos. A descoberta de novos reinos também dá possibilidade de jogar com as raças e classes deste reino.

Classes: O jogador poderá criar novos personagens de diferentes reinos, raças e classes conforme eles forem sendo desbloqueados. Isso permitirá que o jogador desfrute de novas missões e habilidades da nova classe. O balanceamento das classes é baseado principalmente no PVE (player versus Environment) a fim de equilibrar a força e habilidades da classe de acordo com os desafios que serão enfrentados. O confronto com outros jogadores é possível, mas nem todas as classes são apropriadas para este tipo de combate.

Duelos: O PVP (player versus player) não se encontra ativo em nenhum dos mapas do jogo. Existindo apenas os duelos, que é um modo de confronto entre jogadores apenas pela competição e que não pune com a morte o derrotado, quando concedido por ambos os jogadores. Também é possível o combate em grupo.

Missões: Existem diversas missões disponíveis e elas podem ser liberadas de acordo com o tipo de classe do personagem. A maioria das missões de uma classe podem ser feitas sem qualquer tipo de restrição de experiência.

Equipamentos e itens: A maioria não pode ser trocado, ficando restrito apenas ao personagem. Os jogadores se beneficiam unicamente do que eles mesmos conquistaram. Somente alguns itens básicos podem ser trocados ou ainda fragmentos de itens que foram destruídos (fragmentos são um dos materiais utilizados para a construção de novos itens). Os itens também possuem atributos de durabilidade, mas podem ser reparados por completo.

2.2. Reino do Caos

O Reino do Caos busca, principalmente, explorar o espírito de competição e colaboração entre os jogadores. Ser forte é muito bom, mas não adianta de muita coisa se o ataque não for bem coordenado em grupo. O Reino do Caos tem por objetivo contemplar os jogadores que buscam emoções mais fortes e que se divertem confrontando suas habilidades com a de outros jogadores.

A seguir são listadas as principais características que identificam o Reino do Caos:

Mapas: Os mapas são um pouco menores e construídos de modo a delimitarem os territórios de cada reino. O jogador não é impedido de caminhar por mapas que não pertencem a seu reino, mas se ele o fizer estará invadindo o território do inimigo e poderá ser morto e perder todos os itens que carrega.

Reinos: Os reinos são governados pela guerra, caos e desordem. Os reinos são adversários e estão em eterno confronto. A invasão de um reino adversário concede atributos de honra e vantagens no jogo.

Classes: O jogador deverá optar por um reino ao criar seus personagens. A maioria das classes estão disponíveis, mas algumas só liberam após algumas conquistas no jogo. O jogador pode trocar de reino e criar personagens com classes deste reino, mas quanto mais tempo jogar com classes de um reino, mais tempo deverá esperar para voltar a jogar com as classes do reino anterior (até o limite de 48 horas). O balanceamento das classes é baseado principalmente no PVP (Player versus Player) a fim que equilibrar a força e habilidade entre as classes.

Duelos: O PVP (player versus player) se encontra ativo em todos os mapas do jogo (exceto as cidades). Se um jogador for derrotado no PVP ele perde todos os seus itens e o adversário que o derrotou poderá coletá-los, mas quanto mais itens o adversário tiver, mas tempo será necessário para coletá-los. Os duelos continuam existindo, caso o jogador queira um combate sem penalidades.

Missões: A maioria das missões dizem respeito apenas às habilidades de combate. E ainda algumas provas de coragem enfrentando jogadores nos mapas inimigos, monstros ou coletando bandeiras inimigas. Boa parte das missões continuam sendo restritas à cada classe.

Equipamentos e itens: Não há restrição quanto a troca de itens e equipamentos. Os jogadores podem ser beneficiados diretamente pelas alianças para que possa ajudar em um ataque de interesse da mesma. Os itens possuem atributos de durabilidade e depreciação. Quando mais um item for utilizado, mais depreciado ele será e a depreciação interfere diretamente na possibilidade do item ser completamente restaurado.

3. Pretensões Gráficas

  • Jogo 2D gerado a partir de modelos construídos em 3D e renderizados para o jogo.
  • Texturas leves próximas à pintura de quadrinhos. Texturas não devem ser realistas.
  • Contemplar todas as épocas. Podendo ser medieval ou futurista. Se necessário criar mundos próprios para cada época, evitando a descontextualização dos elementos.

4. Referências para o projeto

Devem ser utilizados outros jogos livres como referência para o sucesso do projeto. Por enquanto minha principal inspiração está no jogo The Mana World (Review TMW). Pois o mesmo é um jogo de RPG online livre, como é a pretensão deste. A necessidade da criação de um novo projeto é simplesmente para trabalhar um novo conceito de jogo online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário