Páginas

sábado, 20 de outubro de 2012

Review: The Mana World

Gênero: MMORPG
Desenvolvedores: The Mana World Dev Team
Lançamento: Abril de 2004
Traduções: Danish, Dutch, English, German, Português
Licença: GNU GPL
Plataforma: Computador (Linux, Windows, Mac e outros tantos sistemas e distribuições)

The Mana World é um jogo 2D de RPG e de código aberto que se joga online com muitos outros jogadores (MMORPG). O jogador tem por objetivo criar um personagem e explorar o mapa em busca de aventuras, riquezas, poder e glória. E ele pode conquistar tudo isso explorando o mapa, conversando com os NPCs (non-player character) e matando inimigos.

A cada inimigo abatido seu personagem ganha pontos de experiência que, ao serem acumulados, vão evoluindo o nível do personagem. Tais níveis de experiência concedem ao personagem pontos de habilidade que podem ser distribuídos entre seis atributos: força, agilidade, vitalidade, inteligência, destreza e sorte. Estes atributos influenciam diretamente nas habilidades de batalha do personagem, como também podem influenciar na forma de interação dos NPCs com o personagem.

Grande parte do jogo também se dá pela interação com os NPCs. Os NPCs são, em grande parte, habitantes do mundo de Mana e são eles que irão te fornecer equipamentos, poções, alimentos e missões durante o jogo. NPCs comerciantes poderão comprar e vender itens e NPCs de missão irão oferecer recompensas para aqueles que as cumprirem.

Faça sua história ★★★☆☆

Ganhar experiência, cumprir todas as missões e matar todos os monstros de todos os mapas são apenas algumas das coisas que se pode fazer no jogo,  pois o jogador tem a liberdade de criar seu próprio jogo e com isso sua própria história. Não existe um objetivo claro e cabe ao jogador decidir o que fazer. Fato que pode ser observado logo no primeiro contato com o jogo, onde você se depara com vários inimigos e NPCs e não é preciso matar nenhum monstro ou cumprir qualquer objetivo.

Primeiro mapa do servidor brasileiro.

Mas não ter um objetivo não significa não ter nada o que fazer. O jogo é repleto de missões que podem ser feitas a qualquer momento do jogo e saber escolher quais destas missões o interessam que trará todo o significado ao jogo.

Para buscar aventuras o jogador deve desafiar seus limites territoriais. Se aventurar em cavernas cheias de limos vermelhos, escorpiões, serpentes venenosas, esqueletos amaldiçoados e tantos outros inimigos que são mais fortes que você e se encontram em grandes quantidades. Ter coragem para passar pelo menos uma noite em um cemitério cheio de zumbis e assombrações. Ou simplesmente navegando pelos mares e descobrindo novas terras.

Se são as riquezas que lhe interessam, então você deve se tornar um exímio caçador e um talentoso negociador e quem sabe até um grande alquimista. Com muito esforço os minérios se tornarão metais preciosos, ervas se tornarão poções milagrosas e materiais se tornarão itens raros e equipamentos altamente refinados.

Mas todos buscam mesmo é o poder e a glória! Ser o mais forte; O mais ágil; O mais destemido; O mais habilidoso; O mais respeitado; Se tornar um grande herói em batalha admirado por todos e ser recompensado por seus atos.

Cerimônia de premiação aos melhores jogadores do evento de Páscoa.

O único porém está na quantidade de missões disponíveis. Mas o jogo se encontra em desenvolvimento e novas missões vão surgindo a cada atualização.

Jogabilidade ★★★★☆

O jogo é relativante simples de ser jogado. Com o mouse é possível clicar para onde se pretende caminhar, qual inimigo atacar, coletar itens e interagir com os NPCs. Mas estas mesmas opções estão disponíveis no teclado: Setas para mover, A para selecionar, X para atacar, Z para coletar itens e T para falar com os NPCs.

As batalhas são feitas no próprio mapa de forma livre. Pode-se atacar um inimigo e depois desistir, fugindo dele, como também pode ocorrer de ser atacado por vários inimigos ao mesmo tempo. Os inimigos também se movem livremente no mapa e escolhem seus alvos de acordo com proximidade ou resposta a ataques.


A dificuldade de cada batalha vai depender, além de seus atributos e dos atributos de seu inimigo, da geografia do ambiente. Locais mais abertos e com menos inimigos irão trazer um grau menor de dificuldade, ao contrário de locais fechados e repletos de inimigos, onde os caminhos são estreitos e não há para onde fugir e evitar de ser atacado. E é ai que estão os verdadeiros desafios.

Para ajudar no combate, o jogador conta com diversos tipos de armaduras, escudos, espadas, arcos, lanças, poções e itens especiais que melhoram os pontos de ataque, defesa e status do personagem. Os equipamentos de batalha podem ser equipados a qualquer momento, podendo alternar entre espada e escudo ou arco e flecha durante as batalhas. As poções também podem ser usadas a qualquer momento, mas a maioria delas não tem efeito imediato e devem ser usadas antecipadamente.

O jogo também possui um sistema de botões configuráveis que servem como atalho de seu inventário. Onde é possível usar uma poção ou trocar de arma com apenas um clique ou uma tecla. Teclas em sequência que vão do 1 até o =. O que reduz bastante o seu tempo de reação e melhora a jogabilidade nos combates.

Também faz parte da jogabilidade a interação com os NPCs, e esta é feita por janelas de diálogo, simples e sem complicação. Onde se tem as falas dos NPCs e as opções que devem ser selecionadas e que servem como resposta do personagem.

E para escrever para outro jogador basta digitar Enter, escrever a frase e novamente pressionar Enter. As falas serão exibidas na janela de chat e também acima da cabeça de seu personagem.

O único porém está no uso alternado entre mouse e teclado, não se permitindo o uma das mãos livre para uso do mouse. E também quanto ao novo sistema de magias que ainda não possui atalhos.

Interface ★★★★☆

O jogo possui uma boa interface. Ela é bastante completa, funcional e contribui muito com a jogabilidade.

Exemplo de interface do jogo The Mana World

A HUD (heads-up display) se concentra na parte superior da tela. Onde se encontram as barras de vida, magia e experiência. E do lado temos um espaço para mostrar ícones de status e botões que ativam e desativam a visualização de janelas. Janelas que possibilitam a visualização e manipulação do status, equipamentos, inventário, habilidades, atalhos e demais configurações do jogo.

Todas as janelas do jogo podem ser ocultadas, mudar de tamanho, posicionamento e opacidade. E tudo isso pode ser alterado pelo jogador. Um extra é a possibilidade de adicionar um novo tema. O jogo só oferece um tipo de tema, mas você pode encontrar outros temas fornecidos pela comunidade do jogo.

O feedback com o jogador é bem trabalhado. O alvo alterna entre as cores azul e vermelho para indicar se está dentro do alcance de ataque, seja uma espada ou um arco. O mouse fica invisível quando não está sendo usado pelo jogador e, quando em uso, muda conforme o tipo de interação possível: mover, atacar, coletar ou conversar com um NPC.

Mas algumas coisas ainda precisam ser adicionadas. Como a barra de HP e outros atributos do inimigo que se está atacando.

Gráficos ★★★☆☆

Os gráficos do jogo se assemelham ao dos jogos de SNES lançados na década de 90. E, da mesmo forma que os jogos da década de 90, é composto em sua maioria por spriles e tilesets. Sprites e tilesets que são criados pela comunidade de jogadores/desenvolvedores.

Os gráficos não são ruins... nas verdade... são bons e alguns são ótimos, mas o jogo é bastante misto neste sentido. É composto por mais de um tipo de gráfico que foi feito por mais de uma pessoa... melhor dizendo... uma centena de pessoas. Manter um mesmo estilo e qualidade gráfica com um número tão grande de contribuidores é realmente difícil, mas de tempos em tempos alguns gráficos são refeitos e o jogo vai aos poucos atingindo uma melhor qualidade gráfica.

Trilhas e efeitos sonoros ★★★★☆

O jogo possui ótimas trilhas sonoras e que causam uma boa imersão. Não são repetitivas e também não atrapalham o andamento do jogo. Todas as trilhas são produzidas pela comunidade que ajuda no desenvolvimento do jogo e, além de serem de ótima qualidade, se enquadram muito bem ao tema de cada região.
Os efeitos sonoros também são bem apropriados.

Esperamos apenas que o jogo tenha mais trilhas para que seja ainda melhor.

Efeitos visuais ★★★★☆

São ótimos. O jogo possui um interessante sistema de partículas que deixam o jogo mais dinâmico. As explosões nos ataques são muito apreciadas.

Explosão de partículas ao atacar os inimigos.

Crie seu estilo ★★★★☆

Um dos grandes atrativos do jogo está na possibilidade de escolha do que vestir, modelos e cores de cabelos. Existe uma quantidade enorme de itens equipáveis e fazendo algumas combinações você pode criar o seu estilo. Alguns destes itens podem ser comprados baratinho, outros já são mais caros e alguns podem até dar um pouco de trabalho para pintar. Mas os mais disputados, caros e difíceis de se conseguir são mesmo os raros. Estes itens ficam disponíveis por poucos dias no jogo e somente em datas comemorativas como a páscoa, halloween e natal.

Item Chapéu Casca de Ovo e suas 30 variações. Prêmio do Evento de Páscoa.

Além de chapéus, você também poderá usar: camisa, calça (ou saia para as mulheres), botas, luvas, 2 acessórios, arma e escudo ou arco e flecha. Você pode usar o que você quiser e quando quiser, mas tenha em mente que somente os equipamentos de batalha vão poder te proteger dos inimigos. Mas enquanto você estiver na cidade estará a salvo e poderá desfilar com seus itens raros.

Jogadores exibindo seus itens raros em praça.

Poderia ser ainda melhor se fosse possível usar as roupas e acessórios sem precisar retirar os equipamentos de batalha como é feito em alguns jogos.

Formação de grupos ★★★★☆

Alguns lugares são realmente cheios de perigos e você, por mais forte que seja, não conseguiria derrotar seus inimigos sozinho. Mas você pode contar com a ajuda de outros jogadores. Um ataque em grupo costuma trazer mais benefícios, pois os membros do grupo podem defender um ao outro enquanto atacam. E seu inimigo ficará confuso e não saberá quem atacar primeiro.

Ataque em grupo. A maioria pertencente ao mesmo clã.

Além dos grupos formados em solo de combate, existe ainda a formação de clãs, que no jogo são conhecidas como Guild e Party. Elas permitem a formação permanente de grupos organizados com líder, comandantes e soldados.

O sistema de grupos pode ser melhorado.

Popularidade do jogo ★★☆☆☆

O jogo tem destaque entre alguns sites que divulgam jogos para Linux (Penguspy, Linux Game Database), sites de download de jogos e aplicativos (Superdownloads, Baixaki, Tudo Downloads, Info, AppBrain, Softonic, Zigg) e repositórios (Ubuntu).

Não é muito conhecido e nem muito jogado. Mas isso não diminui o ritmo de trabalho dos desenvolvedores.


Referências


Links


Nenhum comentário:

Postar um comentário